domingo, 19 de dezembro de 2010

Corrida Histórica das Ladeiras de Olinda 19.12.10

Olá pessoal,

    Um relato sobre  a Corrida Histórica das Ladeiras de Olinda que merece destaque pelo alto grau de dificuldade. Ouvi falar nessa prova ano passado, mas no pude participar. Quando estava trabalhando com os Alunos da Jaqueira Viver Bem, vi o banner informando sobre a corrida, então decidi topar esse desafio.
     Cheguei por volta das 06:00hs para poder pegar meu kit, pois não tive tempo de pegar na sexta-feira .  Reencontrei os amigos de corrida como Rildo grande atleta (segundo colocado geral da prova, com o tempo de 26':01" ,Parabéns!!) Nildo (Corre) e Paulo (Corre/ Acorja) . Fiz novas amizades Antônio, Rosamarry (esposa) e Bruna (Filha) e logo em seguida chegou o amigo de Antônio em cima da hora Walter e família. No fim da prova conheci Sérgio Martins de Abreu e Lima da Equipe Corredores Águia do Asfalto (C.A.D.A).
Sérgio Martins e Bruno Pataxó.
     A largada foi dada as 08:10 na minha cabeça só vinha as ladeiras durante o percurso hehehe. Saindo da prefeitura passamos pela Pitombeira em direção a Praça do Carmo. Opa! lá vem a primeira subida Ladeira da Sé ( a mais comprida do percurso) pensei em andar uma parte, mas fui firme continuei correndo. 
     Voltamos até a Pintombeira para iniciar mais uma subida até os Quatros Cantos, eis que chega a ladeira mais temida por todos a Laderia da MISERICÓDIA penseee numa ladeira ou melhor em um muro hehehe! Consegui subir sem parar ( 2Km 11':30") fiquei supreendido com esse tempo, mas como não sou de ferro parei quando cheguei fiz um intervalo de 1' . Não lembro o nome do local , perguntei a uma senhora que estava no apoio -Acabaram as ladeiras? ela disse: Essa serve? pequena, mas cansativa cheguei no seu topo,  mais um intervalo de 1'. Recuperado, voltei a correr .
     Chegando no Amparo o terreno era plano. No 4Km (31') uma ladeira não muito ingríme, porém extensa caminhei por mais 1'30" o calor estava insuportável mesmo molhando a cabeça com água gelada parecia que não resolvia. Finalmente peguei uma descida muito boa, onde soltei o corpo e aproveitei para "voar".
    Na Rua Sol (6Km, não sei se o tempo foi esse realmente 37') uma parte da corrida fiz em asfalto, depois optei pela calçada passando pela Praça do Carmo, quando cheguei no Colégio São Bento caminhei pois o sol estava muito forte, as pernas estavam bambas de tanta ladeira o intervalo foi maior de 2'. Passando pelo Mercado Eufrásio Barbosa. Já recuperado guardando o gás para subir a última ladeira, que finalizava na Prefeitura de Olinda. Subi a ladeira correndo, muito cansado mais finalizando no tempo de mais ou menos de 49'58" os 7,5 km ficando em 109º colocação.



  ANÁLISE TÉCNICA DA PROVA

      É uma prova que exige um bom preparo físico para subir as ladeiras e para que não termine a prova lesionado, o piso é de paralelepípedo que aumenta o grau de torções, mas dependendo do trecho, você poderia correr pelas calçadas que era menos agressivo as articulações do quadril, joelho e tornozelo. nas descidas o atleta poderia correr tranquilamente, mas com cuidado pois no 2,5 km começou a chover leve deixando o piso escorregadio. antes do 3km surgi o primeiro posto de água com Paulo no comando. A Água estava geladíssima ótimo para referescar a cabeça e na volta também, pois havia um retorno que dava no mesmo posto de água.
     Chegando no Amparo, um terreno plano chegando no 4 km  o trânsito estava parcialmente liberado por isso era necessário que os atletas corressem próximo ao meio-fio por segurança. Mais ou menos no 5km mais um posto de água também a água muito gelada. Antes de chegar na Rua do Sol (6 km) uma descida muito boa. O trânsito estava parcialmente liberado, por segurança corri pela calçada, só plano até a subida final da Prefeitura onde era necessário guardar o último gás para finalizar a prova.
      Senti falta de banheiros químicos no evento. Na largada formos recpecionados com uma mesa de frutas e água. Já na chegada tinha Gatorade, maguzá, água e frutas.
     Mesmo não sendo uma corrida de grande porte, foi bastante organizada parabéns a Labor Eventos Esportivos, Lazer e Saúde com parceria com o Corre na realização deste evento desafiador.

Atenciosamente,

Professor Bruno Pataxó CREF 003831 G/PE.


3 comentários:

  1. Aew Brunão mandou bem hein! A Burra vai ficar na história srsrrssr mas o mais importante é participar! vamos que vamos que no dia 25 tem a nossa ultima corrida do ano, espero que todos estejam lá! Viver Bem parabéns!

    Sérgio Martins
    Corredores Águias do Asfalto

    ResponderExcluir
  2. Grande Sérgio,

    dia 25 talvez não participe, pois estou com minha esposa de repouso por causa da gravidez. Coloca no teu Blog o espaço para comentários.

    Abraço e até a próxima corrida. Feliz natal e ano novo de muitos quilômetros hehehe!!!

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    ---ooO--(_)--Ooo-
    Bruno meus parabéns por mais uma prova realizada ao ler o seu texto pude perceber que nesta prova teve muita ladeira, por isso que eu treino muito em ladeiras para me dar bem nas corridas, aliás eu fiz dois finais de semanas seguidos a ladeiras do Cristo Redentor aqui no Rio, é amigo não podemos bobear, temos que ralar nos treinos para quando chegar nas provas se darmos bem...Desconhecia o seu blog parabéns por ele, já vou seguir ele e sempre que eu puder estarei aqui conferindo suas peripécias nas corridas, também agradeço a sua visita no meu blog e vc será sempre bem vindo lá.

    Lhe desejo a vc um Feliz Ano Novo e que em 2011 vc retorne com essa força total...

    PS: Vc conhece o Júlio Cordeiro daí de Pernambuco, grande amigo ele.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir