terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO OFICIAL DE CORRIDAS DE MACEIÓ 2011


Olá pessoal,
estou divulgando o calendário de corridas de Maceió cedido gentilmente por Gildo Santana de Souza (Amigo corredor de Maceió). Para os que irão participar das provas, boas corridas deseja o Viver Bem consultoria.


Maceió é a capital do estado brasileiro de Alagoas. Localizada no Nordeste do país, tem uma população de 936.608 habitantes (2010). Sua altitude média é de sete metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 30 °C, tendo dias ensolarados durante 270 dias do ano.

Período colonial

No início da colonização, no século XVII, navios portugueses atracavam onde hoje é Jaraguá, local em que eram carregadas as madeiras das florestas litorâneas. Este Porto também serviu, mais tarde, para o embarque do açúcar produzido pelos engenhos localizados nas proximidades da cidade.
Antes de sua fundação, morava onde hoje é o bairro de Pajuçara Manoel Antonio Duro que recebeu em 1609 uma sesmaria de Diogo Soares, alcaide-mor de Santa Maria Madalena.
Mais tarde em 1673 as terras foram mudadas de dono,o rei de Portugal determinou ao Visconde de Barbacena a construção de um forte no bairro de Jaraguá.
O pequeno povoado havia uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres.
A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839 deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias. Em 16 de dezembro de 1839, é inaugurado o município de Maceió, tendo seu primeiro intendente Augustinho da Silva Neves.

Cultura

Maceió tem uma cultura marcante, representada principalmente pelo seu rico folclore, além, claro, de seus artistas, escritores e músicos tal qual Djavan, Hermeto Pascoal, Graciliano Ramos, Jorge de Lima. Dentre as manifestações folclóricas há os folguedos, tais como: Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo, Zabumba, e, também, o artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.
A cidade conta com vários locais de comercialização de sua cultura e artesanato,Maceió em 2002 foi escolhida como a capital da cultura,como a Feirinha da Pajuçara, Feirinha do Mercado, este que após um incêndio em dezembro de 2005, foi transferido da Jatiúca para a Ponta Verde e agora está localizado em Jaraguá, com o nome de Artesanato dos Guerreiros ao lado do Memorial da República.

Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macei%C3%B3

Um comentário:

  1. sem contar que somente maceió possui uma réplica da estátua da liberdade !!! fica no bairro portuário do jaraguá, bem em frente ao misa-museu da imagem e do som de alagoas.. sei disso porque apesar de ter me criado no recife e vivido sempre aqui desde os 3 meses de idade, nasci em maceió, no bairro do farol e visito sempre minha terra natal.. confiram fotos da miss liberty em http://fredcrux.blogspot.com
    abraço, bruno !

    ResponderExcluir